O projeto inédito Radiodifusão Direto de Brasília na sintonia da Economia Criativa consiste na realiz...
O projeto inédito Radiodifusão Direto de Brasília na sintonia da Economia Criativa consiste na realização de 16 VídeoCasts (podcasts em vídeos) em debates culturaissobre o fazer e o realizar cultural. Nesses bate-papos com profissionais das áreas de literatura, cinema, música, moda, teatro, backstage têm agora um canal de difusão das diversas áreas para discussão e divulgação de trabalhos artístico-culturais.
A iniciativa objetiva a diversidade, a intergeracionalidade e a sensibilização de novos públicos, promovendo a radiodifusão destinado ao público geral, celebrando a arte local, a bibliodiversidade, a oralidade, a identidade por meio de podcasts/vídeocasts e debates reflexivos com artistas locais, nascidos ou residentes no DF. "Intencionamos formar plateia por meio da Radiodifusão, dos Direitos Humanos e da cultura contemporânea", relada Hélio Corrêa, presidente do Instituto Brasileiro de Radiodifusão – AnRadio.
Cada dois episódios serão liberados no YouTube da organização nos meses de Maio e Junho. A iniciativa tem como âncoras a cantora Celia Rabelo, mulher preta, idosa e moradora da periferia de Sobradinho, a qual apresenta oito episódios, e o DJ Marcelo Kbça, pessoa com deficiência, para a outra metade dos programas.
Cada vídeo dura, aproximadamente, uma hora e, em colaboração com os convidados, os artistas desenvolvem um tempo de ensino e curiosidades sobre o universo de diversas linguagens culturais. Dentro de um mesmo episódio, pode haver artistas de segmentos diferentes, mas complementares, ou seja, um músico falando sobre trilha sonora dentro de um audiovisual, ou um escritor explicando como é um roteiro de um espetáculo teatral, e também o papel da dança ou da maquiagem num show cênico-musical. "Nosso papel é contribuir para o desenvolvimento social dos profissionais da radiodifusão, da economia criativa do DF, em especial de backstage, do qual faço parte", enfatiza o Marcelo Kbeça, que é pessoa com deficiência, técnico de som e Disque Jóquei (DJ).
Os debates têm como tema a economia criativa, englobando afrofuturismo, radiodifusão, ciência, direitos humanos, diversidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trabalho e renda, pessoa com deficiência e a pessoa idosa, equidade de gênero e comunidade LGBTQIA+. O projeto utiliza recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Distrito Federal.
Entre os artistas convidados de diversas linguagens culturais estão: Ana Maria Freitas Coelho, Cristina Moysés, Glória Teixeira, Marizan Fontinelle, AntonioLeitão, Timm Martins, Marcelo Kbça, Celia Rabelo, Clara Telles, Hélio Corrêa, Marcelo Cuhexê, Débora Rodrigues, Luna Paola, Ricardo Movits, entre tantos outros.
Serviço:
Casa da Redação: 61. 99972-9605
No canal do YouTube da AnRadio@anradiobrasilassociacao3296
Nenhum comentário