Nesta segunda-feira (15), cerca de 400 pessoas participaram de uma Audiência Pública para debater a regularização da Vila Cauhy. O evento que ocorreu no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) da Vila Cauhy foi uma iniciativa do deputado Hermeto (MDB) e contou com as presenças de várias autoridades correlatas ao assunto

O propósito do evento foi ouvir dos moradores da Vila Cauhy quais eram suas maiores queixas, conhecer de perto os problemas da região e aproximar o poder público da comunidade, para assim levar benfeitorias ao local.

Foram ouvidas lideranças da comunidade como o prefeito comunitário, José Roberto, o presidente da Associação de Moradores da Vila Cauhy (AMOVIC) José Roudão e a vice Polliana Justo. Entre os problemas citados pela comunidade, destacam-se a falta de endereçamento e carta dos correios, iluminação pública precária, problemas com comércio de drogas, falta da coleta e tratamento do esgoto, ruas principais sem bloquetes, falta de creches e a tão sonhada da regularização.

Ocupada a mais de 30 anos, a região nunca conseguiu ser regularizada, a insatisfação popular é evidente.

Atrás de resoluções mais céleres foram convidados, pelo distrital Hermeto, a compor mesa os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Companhia Imobiliária de Brasília (TERRACAP), do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Subsecretaria de Regularização e Fiscalização Fundiária da Secretaria de Agricultura, da OAB na pessoa do presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial, Almiro Cardoso. Além do Administrador do Núcleo Bandeirante Adalberto Carvalho e do diretor do CAIC da Vila Cauhy, Ezequias Alves Fontes.

Após ouvir as demandas da população, Hermeto comprometeu-se a inaugurar no sábado, 27 de abril, o portal na entrada da cidade, que irá ser bem parecido com o da entrada da Candangolândia, iluminado e colorido, dando vida ao local. Serão instaladas luzes de led também no campo de futebol Sr. Adelino, onde já foi colocada grama, ao ser finalizado o local se tornará um cartão postal para a cidade.

Ao finalizar a reunião o distrital estabeleceu metas junto às autoridades. Hermeto afirmou que destinará uma verba de cerca de um milhão de reais à Vila Cauhy, o presidente da CODAHB, Wellington Luiz afirmou que assim que o deputado destinar a verba, o prazo para preparação do projeto urbanístico da Vila será de 12 meses. A partir daí começarão as obras que irão mudar a vida do morador da Vila Cauhy.