Profissionais de saúde se hospedam em hotel pelo Programa Acolher preservando suas famílias. Secretarias de Turismo e de Saúde recepcionam os primeiros hóspedes. São esperados até 250 servidores.


Foto Wesley Zaremaré/Setur-DF

Os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 vão poder se sentir mais tranquilos nesse período de enfrentamento da doença. Os primeiros servidores foram recebidos no Hotel Grand Bittar, acolhidos pelo Programa da Secretaria de Turismo do DF, com mensagens de apoio e homenagens. A emoção se fez presente em vários momentos. Logo que chegaram, foram recepcionados pela equipe do hotel e ganharam máscaras de tecido confeccionadas por artesãs da cidade. Durante a acolhida, houve o reconhecimento da coragem e dedicação desses profissionais. Cada detalhe foi pensado cuidadosamente para proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade para eles e suas famílias, mesmo à custa de um afastamento temporário.

Foto Wesley Zaremaré/Setur-DF

Os servidores irão se hospedar em apartamentos individuais (single), com café da manhã, almoço e jantar. Com essa medida, eles não precisam voltar para casa depois do trabalho e, assim, diminuem as chances de ocasionar possíveis contágios de seus familiares. Além disso, terão mais tempo para descansar pois conseguirão acessar facilmente os hospitais onde trabalham, dada a localização privilegiada do hotel.

Juliana Fernanda é chefe de gestão de leitos do HRAN e mora com duas pessoas do grupo de risco: sua mãe é idosa, e a irmã, asmática. O Programa veio no momento certo e traz uma sensação de alivio. “É muito gratificante ter o apoio da Setur e da Saúde”, falou. A enfermeira Lídia Rodrigues também vive com a mãe, que é idosa, e fez o check-in hoje. “Esse programa é incrível, é um novo olhar do governo para os profissionais de saúde. Estão dando a oportunidade para a gente trabalhar com mais calma e paz”, complementou.

Leniuza Bernardo é camareira do hotel e irá trabalhar na manutenção dos quartos. “Para eles é importante, vão proteger as famílias, e para nós também é muito positivo, pois vamos continuar trabalhando. Vai ser uma forma de ajudar. Um tem que ajudar o outro”, disse.

Foto Wesley Zaremaré/Setur-DF

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, esteve presente para recepcionar os profissionais e reforçou a importância do trabalho em conjunto realizado entre as Pastas para proporcionar uma maior qualidade aos servidores. “Entendemos o papel primordial que os profissionais da saúde têm desempenhado na linha de frente do combate à covid-19. Agora, eles vão poder sair de um dia de trabalho exigente, tanto físico quando psicologicamente, e ir para um lugar com conforto e cuidado”, disse.

“É uma iniciativa grandiosa e louvável. A parceria com a Setur deu condição de viabilizar essa ação para que os profissionais possam trabalhar com tranquilidade, já que não irão contaminar os entes queridos. Receber esses servidores significa dar uma assistência melhor. Um profissional que trabalha mais tranquilo tem mais segurança para executar sua função no dia a dia. É uma mostra de cuidado e uma ação concreta”, reforçou Silene Almeida, subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde do DF.

Para Carlos Portilho, superintendente do HRAN, a iniciativa é fundamental e irá colaborar para criar um ambiente melhor para os profissionais. “Estamos gratos pelo reconhecimento da sociedade e a Setur nos contempla com essa hospedagem. Eles vão poder exercer as suas atividades e, ao sair do hospital, não vão precisar colocar em risco os seus familiares. Agradecemos pelo gesto de solidariedade”.

Foto Wesley Zaremaré/Setur-DF

Programa Acolher

O Programa Acolher, lançado nesta ultima quinta-feira, 21.05.2020, é resultado da integração entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Turismo do DF para proporcionar hospedagem segura, confortável e acolhedora aos profissionais que estão na linda de frente no combate à pandemia. Nesse primeiro momento, será ofertada hospedagem aos servidores vinculados à Secretaria de Saúde (SES), mas que será estendida, também, aos profissionais da Secretaria de Segurança Pública do DF, para a qual a seleção dos hotéis ainda está em andamento.

SETUR