Investigações em curso na PF apontam para um grande número de invasões em dispositivos de segurança domiciliares, incluindo babás eletrônicas, sistemas de segurança por câmeras, realizadas por criminosos. Esteja atento às orientações de segurança dos fabricantes dos equipamentos e a estas dicas.


Verifique o modelo da câmera junto ao fabricante, e se há alguma atualização que corrige problemas de segurança. Caso não tenha confiança para atualizar o sistema da câmera, busque a ajuda de um técnico ou um conhecido.

Verificar se a câmera possui algum acesso externo. É comum usuários domésticos configurarem câmeras para serem vistas fora de casa. Este tipo de configuração se não tiver os devidos cuidados pode expor a câmera para invasores.

Este tipo de configuração muitas vezes é referido como "dmz" ou redirecionamento de portas. Na Internet é possível achar uma série de guias conforme abaixo. Caso o usuário tenha optado por esta funcionalidade, recomenda-se desabilitar até que um técnico especializado possa avaliar e realizar uma configuracao mais segura.

htps://www.tp-link.com/pt/support/faq/28/

http://blog.marvinsiq.com/2014/04/16/configurando-o-dmz-roteador-arris-tg862-da-netvirtua/

Infelizmente não há um guia padrão para este tipo de configuração, ela vai variar de acordo com o equipamento (modem) Internet do usuário. Novamente em caso de dúvidas, buscar ajuda com um técnico ou usuário experiente:

https://www.tp-link.com/pt/support/faq/28/

http://blog.marvinsiq.com/2014/04/16/configurando-o-dmz-roteador-arris-tg862-da-netvirtua/

Verificar as credenciais de acesso da câmera, trocar a senha e verificar se existem outros usuários configurados. Muitas câmeras possuem usuários de manutenção que podem ser acessados por invasores sem o conhecimento do usuário.

Por fim, na dúvida, se há o risco da câmera realizar uma filmagem de uma criança em condições vulneráveis (ex: num sofá, tomando banho, etc), sugere-se desligar a câmera até que seja possível configurar de forma segura.

Todo cuidado é pouco! Busque sempre a assessoria de uma empresa especializada e de sua plena confiança, acompanhando sempre a execução dos serviços e principalmente a configuração dos seus equipamentos.

FONTE: PF