Convivendo há anos com três grandes lixões às margens da BR-070, moradores da M Norte, em Taguatinga, comemoraram a chegada dos caminhões do GDF Presente nesta segunda-feira (20). Em parceria com a administração regional da cidade, uma equipe do programa recolheu 308 toneladas de entulho e desativou pontos de descarte irregular, situações que causam vários transtornos para a população e constituem ambientes propícios para a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Após a retirada de entulho, foco agora é a desativação definitiva dos lixões por meio da instalação de PECs | Foto: AR Taguatinga

O diretor de Obras da Administração Regional de Taguatinga, Phelipe dos Santos, declarou que o plano é a desativação definitiva desses lixões. Para tanto, as áreas serão cercadas com pneus e receberão plantio de árvores.

Líder comunitário da M-Norte, Gilberto Luis de Barros, 54 anos, relatou as dificuldades em combater os lixões e a falta de colaboração por parte da população. “A administração recolhe hoje, amanhã as pessoas que nem são moradores da M Norte continuam deixando os entulhos”, lamentou.

O objetivo do governo é transformar esses ambientes em lugares que a população possa ocupar e interagir, a exemplo do que já aconteceu em outras desativações.
Limpa e segura

As equipes do GDF Presente também estiveram hoje (segunda, 20) no Sudoeste. Nesta passagem do Polo Central as equipes se dividiram.

Uma parte cuidou da instalação de dois quebra-molas, para diminuir a velocidade dos carros na avenida entorno do Instituto Nacional de Meteorologia, e outro na altura das QRSW 1/2 e QRSW 5/6. Já a outra turma fez o recolhimento de 12 toneladas de lixo.

Equipes do programa atuam para atender as mais diversas demandas da população | Foto: GDF Presente

Segundo o coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da Administração do Sudoeste, Pedro Ivo Santana, em uma semana as máquinas do GDF Presente conseguirão fazer toda a limpeza das áreas. “Sozinhos aqui, levaríamos de 10 a 12 dias. Ou seja, estamos ganhando, em média, quatro dias de trabalho”, comemora.

Para o administrador da cidade, Daniel Crepaldi, o GDF Presente é um grande elemento catalisador que auxilia no atendimento eficaz das solicitações da comunidade. “Dessa forma conseguimos ampliar os nossos trabalhos e garantir o andamento dos serviços prestados, solucionando velhas demandas e dando mais atenção às que chegam”, concluiu.

De cara nova

A região administrativa da Vicente Pires está a cada dia mais bonita. Além da pavimentação novinha de algumas ruas da cidade, o GDF Presente promove as mais diversas benfeitorias na cidade, com o objetivo de dar mais infraestrutura e dignidade aos moradores.

As equipes trabalham em etapas: limpeza, implementação de ondulações transversais e instalação de Ponto de Encontro Comunitário (PEC). A ação de destaque desta segunda-feira foi o início da construção de um estacionamento de massa asfáltica com 40 vagas, na Rua 4D, próximo à travessa do supermercado Superbom.
Rua de Vicente Pires antes e depois do GDF Presente: mais dignidade para moradores, comerciantes e visitantes | Foto: AR Vicente Pires

A empreendedora Grazielle Amaral, 31 anos, disse que estacionar no local era caótico, por se tratar da entrada da cidade e área do principal comércio. “Com as novas vagas teremos mais conforto e segurança ao estacionar. Nossa cidade está se transformando, estou com orgulho de morar aqui”, comemorou.

O GDF Presente é assertivo. É o governo presente dentro da Vicente. Só como administração não conseguimos resolver todos os pedidos e demandas. O programa traz todas as empresas, órgãos e maquinário, pacote completo para trabalhar com eficiência”, elogiou o administrador da cidade, Daniel de Castro.