Os novos beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600, ou seja, aqueles que foram aprovados recentemente ou que tiveram o cadastro reanalisado após suspensão dos pagamentos (grupos 1, 2 e 3), receberão todas as parcelas retroativas de uma só vez. O calendário foi divulgado na última quarta-feira, dia 26, pelo Ministério da Cidadania.


O grupo 3 é constituído por pessoas que chegaram a receber a primeira parcela, mas tiveram o pagamento suspenso, e após atualização de dados realizada em agosto foram considerados elegíveis. Essas pessoas irão receber os pagamentos durante o ciclo dois, que se inicia nesta sexta-feira, 28, e segue até 30 de setembro.

Segundo a portaria publicada pelo Ministério da Cidadania, esse grupo vai receber todo o valor correspondente às parcelas pendentes, até a quinta parcela. O depósito será realizado na Poupança Social aberta em nome do beneficiário.

De acordo com o calendário do ciclo dois, o crédito em conta será realizado a partir do dia 28 de agosto. A princípio, esse valor poderá ser utilizado apenas em operações digitais, como o pagamento de boletos e compras com cartão de débito virtual e QR Code. O saque em espécie e transferências serão liberadas somente a partir do dia 19 de setembro.

O calendário do auxílio emergencial foi definido de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Confira o calendário de pagamentos do ciclo dois

Depósito em conta

28 de agosto – Nascidos em janeiro
2 de setembro – Nascidos em fevereiro
4 de setembro – Nascidos em março
9 de setembro – Nascidos em abril
11 de setembro – Nascidos em maio
16 de setembro – Nascidos em junho
18 de setembro – Nascidos em julho
23 de setembro – Nascidos em agosto
25 de setembro – Nascidos em setembro
28 de setembro – Nascidos em outubro e novembro
30 de setembro – Nascidos em dezembro

Saque e transferência

19 de setembro – Nascidos em janeiro
22 de setembro – Nascidos em fevereiro
29 de setembro – Nascidos em março
1º de outubro – Nascidos em abril
3 de outubro – Nascidos em maio
6 de outubro – Nascidos em junho
8 de outubro – Nascidos em julho
13 de outubro – Nascidos em agosto
15 de outubro – Nascidos em setembro
20 de outubro – Nascidos em outubro
22 de outubro – Nascidos em novembro
27 de outubro – Nascidos em dezembro

Outros grupos de novos beneficiários

Os grupos 1 e 2 de novos beneficiários, ou seja, que foram recentemente considerados elegíveis para receber os R$ 600, também começarão a receber o auxílio durante o ciclo dois de pagamentos. Entretanto, o benefício não será pago todo de uma vez.

Fazem parte desses grupos aqueles que fizeram o Cadastro Assistido nas agências dos Correios entre os dias 8 de junho e de 2 julho, ou que fizeram contestação pelos canais digitais da Caixa entre os dias 3 de julho e 16 de agosto, tendo sido considerados elegíveis ao auxílio emergencial.

A primeira parcela para esses grupos, portanto, será paga no ciclo dois. Já a segunda e terceira parcelas serão depositadas juntas, durante o ciclo três. Por fim, a quarta e quinta parcelas serão pagas no ciclo 4, totalizando as cinco parcelas garantidas pelo Governo Federal.

AGÊNCIA BRASIL
REDAÇÃO TRIBUNA DO DF