WASHINGTON, 29 AGO (ANSA) – Morreu nesta sexta-feira (28), aos 43 anos, o ator americano Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera Negra“, primeiro super-herói negro da Marvel.


Boseman lutava contra um câncer no cólon havia quatro anos, mas nunca tinha comentado publicamente sobre sua doença.

“É com dor imensurável que confirmamos a morte de Chadwick Boseman. Chadwick havia sido diagnosticado com câncer de cólon de estágio 3 em 2016 e batalhou contra isso pelos últimos quatro anos, enquanto a doença evoluiu para o estágio 4”, diz uma mensagem postada nas redes sociais do artista.

“Ele morreu em sua casa, com sua esposa e sua família a seu lado. A família agradece a vocês pelo amor e pelas orações e pede que vocês continuem respeitando sua privacidade durante esse momento difícil”, acrescenta o comunicado.

Segundo a família, o ator gravou vários filmes “durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapias”. O comunicado chama Chadwick de “verdadeiro lutador” e diz que foi a “honra de sua carreira” interpretar o rei T’Challa em “Pantera Negra”.

Ambientado no reino africano fictício de Wakanda, o longa é o primeiro protagonizado por um super-herói negro no universo Marvel e também o primeiro tirado de HQs nomeado ao prêmio de melhor filme no Oscar, tendo arrecadado mais de US$ 1 bilhão mundo afora.

“Coração partido. Meu amigo e companheiro Bison Chadwick Boseman era um tipo brilhante, gentil, erudito e humilde. Ele nos deixa muito cedo, mas sua vida fez diferença. Envio minhas sinceras condolências à família”, escreveu no Twitter a senadora Kamala Harris, candidata a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa de Joe Biden.

A última postagem de Boseman nas redes sociais foi uma foto com Harris, que é a primeira mulher negra a concorrer ao cargo de vice-presidente. (ANSA).

Muitas são as homenagens rendidas a este grandioso artista que trouxe a muitos negros espalhados pelo mundo, a honra e a dignidade de ser da raça negra. Sua representatividade é evidente e que orgulha a todas as nações de origem negra no mundo, símbolo da persistência de uma luta silenciosa no combate a discriminação racial, onde ainda hoje, fatos e acontecimentos e muitas injustiças, são presenciadas pelo mundo contra a população negra.

A intolerância racial é um ato inaceitável, e este personagem da Marvel, O Pantera-Negra é este super herói negro que veio para mostrar ao mundo que todos somos iguais perante Deus, que precisamos respeitar um ao outro, indiferentemente de raça, credo ou posição social. Pois não é apenas o titulo de um super herói, mas o recado que ele quer transmitir, ao fazer parte de um grupo de super heróis composto em sua maioria por brancos.

Nós do TRIBUNA DO DF, somos completamente a favor da diversidade de gênero e raça, pois para nossa equipe, a cor da pele e orientação sexual não são parâmetros para a realização de um excelente trabalho ou caráter das pessoas, ainda mais que temos pessoas que colaboram com suas crenças e a diversidade importa muito para nós. Viva a pluralidade de pensamentos e de estilos de vida! 

Em homenagem a este grandioso personagem e ao brilhante trabalho deste ator que nos deixará muita saudade, e celebrando um dos heróis nacionais, o nosso "Zumbi dos Palmares", queremos presentear os nossos leitores, a fazê-los relembrar os super-heróis negros mais importantes da história dos quadrinhos e sua representação, segue a matéria.

RAIO NEGRO


Super-herói negro pertencente a editora estadunidense DC Comics, com poderes elétricos criado por Tony Isabella e Trevor Von Eden. Seu nome é Jefferson Pierce e seus poderes são domínio de eletricidade, podendo soltar rajadas de energia pela mãos. Atualmente possui uma série na Netflix que retrata diversos temas como violência policial, questões de gênero e como lidar com os poderes e responsabilidades. Também é um personagem recorrente nos Superamigos e em Justiça Jovem, além de ser um dos membros da Liga da Justiça.

LANTERNA VERDE (JOHN STEWART)



Um dos personagens mais icônicos da Tropa dos Lanternas Verdes, assim como da Liga da Justiça. John Stewart seria uma das versões alternativas do personagem, mas seu grande sucesso em vendas nas HQs americanas fez com que o personagem ganhasse destaque, sendo considerado por muitos o melhor Lanterna Verde, desbancando Hal Jordan.

A participação mais marcante do personagem foi na animação da Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, no qual ele é um dos fundadores principais da equipe, junto com Flash (Wally West), Batman, Superman, Mulher-Gavião, Mulher-Maravilha e Caçador de Marte.

SUPER-CHOQUE


O super-herói adolescente é uma espécie de Homem-Aranha da DC Comics. Carismático, inteligente e divertido, Virgil Hawkins é um excelente personagem e com certeza se você foi um adolescente nos anos 2000 acompanhou as aventuras dele no SBT na hora do almoço. Esperamos que em breve saia algum live-action do nosso querido Super-Choque!

TEMPESTADE



Na lista de super-heróis mais importantes não poderia faltar a poderosa Ororo Munroe! Imponente, forte e destemida, ela tem simplesmente o poder de controlar o clima! Ela é uma das mais poderosas membros dos Filhos do Átomo e uma das lideranças da equipe, tendo uma admiração muito grande dos fãs dos X-Men e da Marvel, além de ser uma das representantes africanas mais importantes do cenário político da editora.

FALCÃO


Falcão (Samuel Thomas "Sam" Wilson) é um personagem fictício das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Gene Colan. Sua primeira aparição foi em Captain America #117 (Setembro de 1969). Apesar de estar sempre disposto a trabalhar em dupla com Capitão América, Falcão também participou do supergrupo de heróis chamado Vingadores.

Falcão é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. O sobrinho falecido de Falcão era Jim Wilson, amigo de Bruce Banner, um dos primeiros personagens abertamente HIV positivo dos quadrinhos.

E para  fechar com chave de ouro o nosso querido PANTERA NEGRA


Fechando nossa lista o rei de Wakanda: T’Challa, o Pantera Negra! Super-herói simbólico com diversas habilidades e, acima de tudo, uma importância muito grande no movimento negro dentro dos quadrinhos.

Personagem foi criado pelo escritor e editor Stan Lee e pelo escritor e ilustrador Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Fantastic Four #52 (julho de 1966) na Era de Prata das histórias em quadrinhos. Foi o primeiro herói negro em uma das grandes produtoras e deu o pontapé inicial para a criação de diversos heróis posteriores como Luke Cage, Blade, Falcão (Marvel) e John Stewart (DC), sendo um marco na história.

O Portal TRIBUNA DO DF, rende esta singela homenagem a este grande artista e presta suas mais sinceras condolências a toda a família, rogando a Deus que conforte ao coração de todos os familiares, amigos, admiradores e fãs espalhados pelo mundo!

AGRADECEMOS PELA SUA HONROSA CONTRIBUIÇÃO À CULTURA E À RAÇA NEGRA MUNDIAL!

QUE O SENHOR JESUS TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS QUERIDO CHADWICK BOSEMAN!