Em plena Capital Federal, e mais grave ainda, dentro de um patrimônio público, médico descumpre parecer da NOVACAP, com laudo de vistoria lavrado e entregue, e por sua conta e risco, decidiu cortar uma mangueira dentro de uma UBS no Lago Norte, região administrativa do Distrito Federal, configurando a infração ambiental.


O médico Marcos Trajano, lotado na UBS 1 do Lago Norte, descumprindo orientação da NOVACAP, que desautorizava a retirada de árvores saudáveis daquela unidade, cortou uma mangueira usando uma serra elétrica de sua propriedade, sem ao menos participar aos órgãos competentes, e ignorando totalmente a legislação ambiental que, além de não permitir a retirada da árvore, adverte que a remoção só pode ser executada por órgão competente.


Segundo informações apuradas, o pretexto da retirada da árvore seria para ampliar um horto medicinal que ocupa cerca de 15% da área da unidade de saúde, e que é alvo de reclamação da comunidade do Lago Norte por ser um local onde acumula-se ratos, escorpiões e ajuda na proliferação do mosquito da dengue, mas sem a comprovação legal por órgãos fiscalizadores.

O mais interessante é que a ação foi registrada pelo próprio médico, e postada no Instagram de uma chácara administrada pelo mesmo, conforme foto abaixo. 


Em vídeo postado na internet, o médico exalta seu feito sem se importar com as possíveis consequências, mostrando seu total desrespeito às leis ambientais de Brasília e do País. Segue o video gravado.


Até o registro desta matéria, não tivemos informações sobre as consequências geradas e as providencias tomadas pelos órgãos fiscalizadores, em relação à punição do agente público.