Um dos cartões-postais mais icônicos de Brasília, a Torre de TV vai reabrir suas portas ao público. Agora, sob gestão do Banco de Brasília (BRB), o importante ponto turístico terá a primeira fase do mirante reaberta a partir do dia 1º de outubro. Com entrada gratuita, estará em funcionamento de quinta a domingo, das 12h às 18h.


Quase todo o complexo estrutural da Torre de TV ganhou reforma e está novinho em folha à espera do público | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Devido à pandemia de Covid-19, nesta primeira etapa de frequentação o acesso ao mirante respeitará protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde, com imposição de distanciamento social. Assim, apenas quatro pessoas por vez serão permitidas no espaço.

Além da reabertura do mirante, será entregue à população a revitalização da tradicional Feira da Torre, com paisagismo feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Serviços como a pintura de blocos e de lixeiras e o desentupimento de bueiros e saídas de água também serão executados no local.

A fonte luminosa terá diariamente, às 19h e às 21 horas, vídeo de animação projetado na água, que funciona como uma espécie de tela líquida. Também a partir de 1º de outubro a Torre vai receber o empreendimento Yard By Hidden +IVV, que consiste na instalação de um bistrô no mezanino, além de visitação noturna especial ao mirante, desta vez a cargo dos organizadores do evento.

O BRB tem orgulho de fazer parte da recuperação e reocupação da Torre de TV, um dos principais cartões-postais e pontos turísticos de Brasília”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

As entregas de outras ações de recuperação da Torre de TV também já têm datas previstas. Em dezembro, por exemplo, estará concluída a reforma da fonte – o espaço estará pronto, assim, para voltar a brilhar como o tradicional cenário de Natal da cidade.

Para abril do próximo ano estão previstas as entregas da segunda fase do mirante, um museu digital e a segunda fase da nova fonte. A conclusão de todo o projeto está programada para setembro de 2021, com a entrega também da segunda fase do novo jardim.

Cartão-postal de Brasília ganha iluminação de LED, reforma estrutural completa e melhorias de todo tipo | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“Tudo será redesenhado. Trata-se de um corredor cultural que vai da Rodoviária até a Feira da Torre de TV. Do ponto de vista de iluminação, paisagismo e disponibilização de Wi-Fi, se a gente considerar que ali vai ser um grande boulevard ao ar livre, e é isso o que queremos devolver para o cidadão de Brasília”, acrescenta Paulo Henrique Costa.

Ele destaca ainda que a Torre, “o principal dos marcos”, será celebrada com um museu digital que vai contar a história de Brasília, com a reabertura do mezanino.

O compromisso e a generosidade do BRB com a população de Brasília, permitem que a Torre de TV seja totalmente revitalizada para que este símbolo da Capital volte a servir como a atração turística mais visitada da nossa bela cidade”, comemora Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Carinho pelo ponto turístico

O ponto turístico também recebeu cuidados externos. Entre 10 de agosto e 2 de setembro a Novacap fez uma série de serviços de zeladoria na Torre, incluindo limpeza e retirada de todas as espécies plantadas indevidamente; construção de 16 canteiros ornamentais; remoção da grama entre bloquetes; e manutenção na rede de drenagem da área.

Também foram plantados arbustos das espécies azaleias, camarões amarelos, capins, canas índicas, alamandas amarelas e palmeiras sicas, além das flores zíneas, dos flocos estrelados e das camomilas. Também foram plantadas 40 árvores – palmeiras jerivás –, 20 de cada lado da Torre (extremidades sul e norte).

As árvores e os arbustos retirados representavam perigo, pois podiam causar acidentes devido à quebra de pedaços das calçadas. Também atrapalhavam a circulação, pois ficavam no caminho dos passantes. O material retirado é triturado ou colocado para leilão, a depender de cada caso. As espécies plantadas são de menor porte, chamadas de plantas baixas.

Mudanças importantes na paisagem, demonstração de cuidado da atual gestão com o espaço. “A Torre de TV é um espaço muito tradicional de Brasília, visitado por pessoas de todo o mundo. A manutenção do complexo não só garante que a população tenha um local seguro e agradável como, também, atrai mais turistas, o que movimenta o comércio e gera empregos na cidade”, observa o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

Essas e outras reformas têm transformado o monumento nos últimos meses. Em junho de 2019, por exemplo, a Companhia Energética de Brasília (CEB) finalizou a instalação de luminárias LED na Feira da Torre de TV. Executada em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, a reforma faz parte dos esforços do governo para tornar o DF mais iluminado e seguro.

Na ocasião foram substituídas 76 luminárias convencionais por equipamentos de LED e instalados 55 postes de aço com a mesma tecnologia de iluminação, em um total de 131 novos pontos. Esse tipo de equipamento, além de trazer mais luminosidade para o local, pode gerar uma economia de até 60% para o GDF.

Torre ornada pelo pôr do sol do Cerrado, uma das marcas registradas de Brasília | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Gestão que resolve

Em outubro de 2019, a gestão da Torre de TV foi repassada ao BRB, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), pelo prazo de 20 anos. O acordo foi assinado entre as secretarias de Turismo (Setur) e de Projetos Especiais (Sepe) e a Novacap.

O texto prevê não só a revitalização do espaço, mas a criação do Corredor Cultural do Banco de Brasília (CCBRB). Em poucos meses à frente do espaço, o BRB e os órgãos do GDF tiraram o cartão-postal do abandono e do esquecimento.

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel (Paris, França), um dos mais famosos monumentos do mundo. Seu mirante, que apresenta uma vista privilegiada de Brasília, finalmente voltará a ser opção para os turistas.

* Com informações do Banco de Brasília

AGÊNCIA BRASÍLIA