Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Pages

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ads


Breaking News

latest

Garis recebem certificados após capacitação em oficina gratuita de grafite

A Sustentare Saneamento promoveu o curso para ampliar as oportunidades de profissionais da limpeza pública Varredores e coletores recebem ce...

A Sustentare Saneamento promoveu o curso para ampliar as oportunidades de profissionais da limpeza pública


Varredores e coletores recebem certificados de conclusão de oficina de grafite e ampliam suas oportunidades profissionais - Foto: Renato Marcos.

Nesta terça-feira (12), 20 garis concluíram a oficina de grafite promovida gratuitamente pela Sustentare Saneamento, por meio do Instituto Sustentare. A iniciativa teve como objetivo capacitar e ampliar as possibilidades de atuação dos profissionais de limpeza pública, oferecendo novas alternativas de renda e expressão artística.

Segundo a superintendente regional da Sustentare Saneamento, Rejane Costa, a ideia da oficina surgiu de uma demanda interna. "Temos um programa, chamado Cara Nova, que revitaliza pontos viciados com descarte irregular de resíduos. Além de limpar o local e implementar um projeto paisagístico, realizamos grafites nos muros com mensagens educativas sobre o manejo do lixo. Em vez de contratar artistas externos, passaremos a oferecer essa oportunidade aos nossos próprios colaboradores, como forma de renda extra nas horas vagas", explicou.

Com duração de cinco dias e carga horária total de 10 horas, o curso foi ministrado pelo grafiteiro e professor Ramon Phanton. "Os alunos demonstraram entusiasmo desde o primeiro dia. Muitos já tinham experiência com desenhos e mostraram seus trabalhos, enquanto outros nunca haviam desenhado antes. O grafite é um treinamento contínuo e todos têm potencial para evoluir", destacou.

Ramon também ressaltou o potencial de mercado. "Hoje há um segmento consolidado para murais grafitados. A intenção é que eles desenvolvam identidade artística própria e possam explorar não apenas o grafite em muros, mas também outros trabalhos, como pintura em tela, marketing digital e design de capas de livros", acrescentou.

A capacitação foi dividida em três etapas: teoria, abordando a história e a diversidade estética do grafite; prática em papel, com o estudo do alfabeto artístico; e aplicação prática, na qual os garis grafitaram um muro no Distrito de Limpeza de Taguatinga.

Entre os participantes, estava o varredor Luis Antônio da Silva, um dos primeiros a se inscrever. "Desde criança gosto de desenhar e pintar, mas meu pai tinha preconceito e não aceitava que eu seguisse esse caminho. Agora tive a chance de fazer o que eu gosto. Quero comprar latas de spray para praticar em casa, na casa de amigos e, quem sabe, realizar trabalhos para a Sustentare", contou.

Para ele, há uma ligação entre a profissão e a arte: "Quando limpamos um local degradado, devolvemos vida a ele. O grafite faz o mesmo com um muro sem cor."

O eletricista da empresa, Carlos Eduardo Macedo, também participou da oficina. "Fiz para agregar ao meu currículo e gostei muito. Acho importante a empresa incentivar a descoberta de talentos e integrar essas habilidades ao trabalho."

A oficina de grafite integra o projeto Capacita Gari, da Sustentare Saneamento, que já formou 120 profissionais no curso de manutenção de smartphones e 20 no curso de operação de drones.

Nenhum comentário

Colégio Objetivo