Padre Roberto é responsável pela Paroquia Santuário São João Bosco, em São João del-Rei (MG). O vídeo foi gravado na última sexta-feira (10) e divulgado entre os fiéis através do WhatsApp no sábado (11). De acordo com o pároco, essa é uma forma de levar alegria aos fiéis mesmo em um momento tão complicado.



Padre Roberto Modesto Carneiro, o verdadeiro Dom Bosco entre nós.

O TikTok passou a ser a febre da garotada em tempos difíceis de pandemia. Num momento em que todos usam recursos eletrônicos para se comunicar, um irreverente padre de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, lançou um vídeo curto para animar os fiéis durante o isolamento social. A gravação ganhou repercussão na internet nos últimos dias, sobretudo entre os jovens.

Diretor da comunidade da paróquia Dom Bosco, o padre Roberto Modesto Carneiro, de 53 anos, aparece ao lado de três acólitos numa coreografia dentro da igreja. O vídeo foi gravado depois da missa de sexta-feira (10), mas só apareceu nas redes sociais no sábado pela manhã. A partir daí, a publicação ganhou dezenas de milhares de visualizações.

O vídeo nem era para gerar tanta repercussão e eu nem imaginava que muitas pessoas veriam a gravação. Foi uma atitude para levar alegria aos nossos paroquianos. Vivemos um tempo de tristeza profunda. As pessoas buscam formas para combater a depressão. Muita gente vem nos procurar para fazer terapia, porque essa pandemia é algo que machuca a todos. Os jovens que nos ajudam deram essa sugestão, de fazer o TikTok”, afirmou o divertido sacerdote, que pertence à congregação salesiana fundada justamente por Dom Bosco no século 19.

"Estamos em uma época de muita tristeza. Então, resolvemos incentivar a alegria para que as pessoas permaneçam firmes na fé e na espiritualidade", conta o pároco ao jornal O Tempo. Assista ao vídeo completo:


Alegria dentro da igreja 

O padre contou ao jornal que a ideia de gravar o hit veio dos acólitos (função semelhante a dos coroinhas) que aparecem com ele no vídeo. "Eu sou de outra geração, mas vi que não tinha problema nenhum em fazer a coreografia utilizando o aplicativo", diz. 

Pedro Augusto dos Passos Gaio, de 22 anos, que aparece no vídeo usando óculos, diz que a dança vai virar desafio entre os párocos da cidade. "Vamos fazer uma dança e desafiar outra paróquia da Diocese para também fazer uma coreografia, e isso virar uma corrente", conta ao Tempo. 

O acólito ainda diz que a alegria do padre contagia os jovens da igreja. "Ele dança samba, canta, dança funk. Ele é Dom Bosco em nosso meio, é um pai pra gente. Depois que o padre Roberto chegou na paróquia, a gente voltou a ter o prazer de estar na igreja, nos sentimos em casa". 

Padre Roberto, que faz parte de congregação salesiana, fundada por São João Bosco, diz que o santo o inspira em ser como é. "Dom Bosco falava para os jovens, ainda no século XIX, que o nosso Deus é o Deus da alegria. Já naquela época, ele incentivava os jovens a praticar esportes e dança e promovia um Carnaval sadio para que eles não procurassem a diversão em ambientes pecaminosos", afirma. 

Além da dança no TikTok , o padre também tem modernizado as celebrações litúrgicas. As missas da paróquia estão sendo realizadas apenas de forma online, e sendo transmitidas ao vivo por Facebook , Instagram e YouTube .