Atitudes e gestos de amor são a chave para vencermos as diferenças sociais. Através da Campanha Solidária realizada nas unidades Marista de todo o DF, está sendo possível ajudar várias famílias que não tem condições de dar aos seus filhos, os meios necessários para que possam voltar às aulas e dar continuidade aos seus estudos. A primeira remessa de doações já foram entregues aos representantes da Secretaria de Educação do DF, os quais já estão realizando a imediata entrega às famílias mais necessitadas.




A solidariedade vai ajudar estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a terem acesso à dispositivos para se conectar às aulas na plataforma Google Sala de Aula, principal modalidade do Escola em Casa DF, criado pela Secretaria de Educação. Nesta quinta-feira (16), a Coordenação Regional do Plano Piloto (CRE PP) deu início a doação dos 180 equipamentos eletrônicos arrecadados por meio da Campanha Solidária realizada pela própria regional em parceria com a Rede Marista.

As doações recebidas foram de tablets, computadores, celulares, notebooks, teclados, monitores, mouses e outros. Assim que os equipamentos foram recebidos, a regional do plano piloto foi responsável pela triagem dos dispositivos, a formatação e pequenos reparos, quando necessário. Todas as doações serão destinadas aos estudantes atendidos pela regional do plano piloto que não contam com nenhum recurso eletrônico para assistir às aulas virtuais.

“Esses equipamentos eletrônicos serão distribuídos e farão parte da vida, do cotidiano de cada estudante que está necessitando neste momento”, informou o coordenador regional do Plano Piloto, Júlio César Sampaio, em evento simbólico para a entrega dos equipamentos. O ato aconteceu na sede da regional, e, também contou com as presenças do diretor do Marista da Asa Sul Rony Ahlfeld, e da diretora da Escola Classe Aspalha, Aline Furtado, que representou os demais gestores. Segundo o coordenador da CRE PP, as 180 doações devem ser distribuídas para atender estudantes de cerca de 50 escolas.

Todos esses equipamentos foram arrecadados nas quatro unidades da Rede Marista, que funcionaram como pontos de coleta. O diretor da unidade da Asa Sul informou que os alunos da rede se sentiram motivados a participar e contribuir nesta ação. “Trabalhamos pela educação, independente de ser particular ou pública, e esse é um momento de alegria porque estamos contribuindo no acesso das atividades dessas escolas que estão sendo beneficiadas. É uma campanha que enche nossos corações de alegria, dos nossos alunos, das nossas famílias e dos nossos funcionários que doaram”, contou o diretor.

Estudantes beneficiados

Três famílias do Núcleo Rural Jerivá, no Lago Norte, foram as primeiras beneficiadas com a entrega dos equipamentos. As crianças que receberam os equipamentos são da Escola Classe Aspalha, unidade de ensino que atende 221 estudantes. Na estimativa da escola, cerca de 119 estudantes da unidade não contam com nenhum dispositivo para acessar a internet, por isso, a grande maioria dos estudantes vai receber material impresso e as doações de eletrônicos vão ajudar a melhorar o acesso à plataforma.



“Na seleção das famílias beneficiadas procuramos atender quem têm mais filhos e quem possuía o acesso à internet. Neste primeiro momento estamos atendendo a estas famílias que entraram em contato conosco por terem muitos filhos e apenas um computador. Com as doações vamos atender 20 famílias que estão precisando dos aparelhos no momento, mas ainda estamos correndo atrás de mais para poder atender todos”, disse a diretora da EC Aspalha.

Na casa da auxiliar de serviços gerais Daniele Avelino Cruz, moradora do Núcleo Rural Jerivá, são três crianças para dividir um único celular. Os filhos Nicolly Avelino Santos, de 12 anos, Yuri Avelino Santos, de 11 anos, e Juan Avelino Santos, de 14 anos, agora poderão contar também com um novo computador. Para a mãe, a entrega vai ajudar muito o estudo dos filhos da Silva. “Esse computador vai ajudar muito, porque eu trabalho e eu chego tarde, então, para os três utilizarem somente meu celular é complicado. O computador vai ajudar muito”, conta a mãe.



Outra família beneficiada é a da pequena Ester Silva, de 8 anos. Na casa dela moram oito pessoas. A avó da menina, Sandra Cristina Araújo Amador Silva, ficou muito feliz com a novidade para neta. “Fico muito grata por proporcionarem esse momento para ela porque no momento não temos condições de um computador novo para estudar. Então estamos muito agradecidos. Quero que outras crianças também possam conseguir isso, porque nem toda as famílias têm condições”, disse a avó.

Com o notebook no colo, Ester já começou a explicar para a avó como funciona a plataforma onde poderá manter contato direto com sua escola. “Primeiro eu digito no Google, e entro na página do Google sala de aula. Aí é só fazer o e-mail e a senha para entrar na minha sala de aula”, explicou a criança.

A empregada doméstica Kelly Trindade Santos também comemorou a entrega de um notebook para o filho Ramon Santos. Ela tem sete filhos e todos estão na escola. “Realmente nós precisamos dessa ajuda, porque nem todos têm celular. Essa doação será de bom uso”, agradeceu.

Campanha continua

O objetivo da campanha é continuar arrecadando mais equipamentos eletrônicos que ainda estejam em bom uso para que mais estudantes sejam beneficiados. “Esse projeto continua. Eu penso que, essa ação deve durar todo ano de 2020, porque enquanto precisarem, nós estaremos à disposição para oferecer o que se puder em forma de doação, em forma de amor, em forma de carinho para a melhoria da educação pública, principalmente, dos alunos mais carentes”, disse o coordenador da CRE PP.

As doações de equipamentos eletrônicos ainda podem ser feitas em um dos pontos de coleta abaixo. As entregas são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

➙ Marista Asa Sul – SGAS 615 – Módulo C – Asa Sul

➙ Marista João Paulo II – SGAN 702 Norte – (entrada lateral) Asa Norte

➙ Marista Champagnat Taguatinga – QSD AE nº 01 – Taguatinga Sul

➙ Marista Águas Claras – Rua Tamboril – Lote 1 – Águas Claras

Os colégios Maristas do DF mais uma vez preocupados com as necessidades de nossa comunidade, em especial agora com os nossos alunos da rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, representado pelo secretário João Pedro Ferraz, iniciaram mais uma Campanha Solidária para arrecadação de equipamentos eletrônicos (celulares, tablets, computadores ou notebooks) que possam ser utilizados pelos alunos, para que os mesmos tenham acesso às aulas online que serão ministradas a partir de 29 de junho.





O convite para fazer o bem, se estende a toda a comunidade do Distrito Federal e Entorno, bem como a todos os empresários de nossa cidade.








Muitas vezes trocamos algum equipamento mais antigo, por um mais novo e numa configuração mais atualizada, e acabamos encostando aquele equipamento mais velho, que ainda pode ser utilizado por uma outra pessoa, e não sabemos o que fazer com ele, seja, um celular, um tablet, um computador de mesa (PC), um notebook, está aí a chance de poder e fazer o bem. Mas o maior legado que pode deixar é a sua contribuição para a educação do nosso país, em especial às crianças do Distrito Federal, isso realmente não tem preço, e fazer o bem faz um grande bem!

Os colégios Maristas do DF já vem trabalhando em campanhas solidárias para arrecadação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas, calcados, dentre outras doações, inclusive financeiras, sendo recebidas nas suas unidades aqui do DF, e distribuídas a instituições credenciadas pelo Marista, as quais estão passando por serias dificuldades neste momento de pandemia. 

Essa campanha ainda está vigente, e todos que podem contribuir também nesta campanha, serão muito bem vindos! Já foram arrecadados e distribuídos mais de 12 toneladas de alimentos até o momento, por iniciativa da instituição, através de seus funcionários e todos os seus alunos e famílias por eles representados.


Maiores informações e dúvidas podem ser tratadas pelo telefone: (61) 2102-2311

Locais de entrega, acessem os links abaixo:





Quando se faz o bem, nos espelhamos, ainda que imperfeitamente, à bondade de Deus. É dizer que, na prática do bem, as pessoas veem em nós, os doadores, as mãos de Deus em ação. Não deixe de praticar o bem! Ame o teu próximo como a ti mesmo! Quem faz o bem, colhe o bem!

Lembrem-se disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que tenham sempre tudo o que necessitem, e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Ele dá generosamente aos pobres, e a sua bondade dura para sempre.” E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.

Deus os abençoem!


TRIBUNA DO DF - AGÊNCIA BRASÍLIA - COLÉGIOS MARISTA