Concurso Exército EsSEx 2021 oferta 116 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S SAU). Confira as área em disputa.



A Escola de Saúde do Exército, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), torna público o edital de abertura das inscrições do concurso EsSEx que objetiva o preenchimento de 116 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU).



Distribuição das vagas no Exército Brasileiro:
Médico: 107 vagas;
Farmacêutico: 4 vagas;
Dentista: 5 vagas.

As vagas da área médica serão distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia, Cancerologia/Oncologia, Cardiologia, Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia de Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e Traumatologia (cirurgia de joelho), Ortopedia e Traumatologia (cirurgia de ombro), Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, sem especialidade e Urologia;

Já para Dentista, as vagas são para as áreas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística Restauradora, Endodontia, Ortodontia e Ortopedia Facial e Periodontia.


Quem pode concorrer às vagas?

Entre outros requisitos, para concorrer a uma das vagas disponibilizadas no Concurso Exército EsSEx (CFO/S SAU), o candidato deverá:
  • Possuir graduação na área e especialização, se exigido;
  • Possuir idade máxima de 32 anos até 31 de dezembro de 2021 para os candidatos das áreas de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia;
  • Possuir idade máxima de 34 anos até 31 de dezembro de 2021 para os candidatos das áreas de Medicina com especialidade;
  • Possuir altura mínima de 1,60 metros para os candidatos do sexo masculino;
  • Possuir altura mínima de 1,55 metros para as candidatos do sexo feminino.
  • Inscrições Concurso Exército EsSEx
As inscrições serão realizadas no site EsSEx/EB durante o período de inscrição, que vai de 01 a 31 de de julho de 2020.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00, podendo solicitar a isenção o candidato que comprovar atender aos seguintes requisitos:
  • Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Constar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e/ou
  • Ser membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente.
Etapas do concurso Exército EsSEx

O concurso Exército EsSEx será composto por exame intelectual, a ser realizado na data provável de 20 de setembro de 2020, das 9h às 13h (portões fecham às 8h) e por prova de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.
Locais de realização das provas

O exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física serão realizados nos seguintes municípios: Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Campinas - SP, Porto Alegre - RS, Santa Maria - RS, Belo Horizonte - MG, Juiz de Fora - MG, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Salvador - BA, Recife - PE, Belém - PA, Campo Grande - MS, Fortaleza - CE, Brasília - DF, Manaus - AM e Porto Velho - RO.

Todas as demais etapas serão realizadas apenas no Rio de Janeiro - RJ.

Exame intelectual

Com duração de quatro horas e prevista para acontecer no dia 20 de setembro de 2020, esta etapa valerá 10 pontos e consiste em uma prova com 50 itens contendo as seguintes disciplinas:
  • Medicina: Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia Geral;
  • Odontologia: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos;
  • Farmácia: Conhecimentos Gerais e Legislação Específica.
Serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo:
  • 50% de acertos em toda a prova para os candidatos da área de Medicina e Farmácia;
  • 50% de acertos em Conhecimentos Gerais e 50% de acertos em Conhecimentos Específicos para os candidatos da área de Odontologia.
Prova de títulos

Esta prova é exclusiva para os candidatos da área médica com especialidade. Confira os critérios de pontuação:
  • TítuloPontuação por títuloTítulo de especialista na área que concorre 40 pontos
  • Residência médica na especialidade que concorre 30 pontos
  • Pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado ou mestrado na especialidade que concorre 25 pontos
  • Curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização na área que concorre com carga horária mínima de 360 horas 5 pontos
Inspeção de saúde

O candidato deverá comparecer para realizar os exames médicos, além de apresentar todos aqueles exigidos em edital.

Exame de aptidão física
  • Para realizar esta etapa, o candidato deverá comparecer utilizando traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis). Confira os testes a serem realizados:
  • Corrida de 12 minutos: 2.350 metros para os candidatos do sexo masculino e 2.000 metros para as candidatas do sexo feminino;
  • Flexão de braços sobre o solo: 19 repetições para os candidatos do sexo masculino e 10 repetições para as candidatos do sexo feminino;
  • Abdominal supra: 30 repetições para os candidatos do sexo masculino e 27 repetições para as candidatos do sexo feminino.
Avaliação psicológica

Etapa na qual serão avaliados os aspectos intelectivos e de personalidade dos candidatos.
Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau)

Curso a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro com duração de 37 semanas e composto pela formação comum, onde o aluno será capacitado no desempenho de combatente individual básico militar e pela formação específica, com conteúdos relacionados aos conhecimentos profissionais relativos ao Exército Brasileiro.

O candidato matriculado no curso é considerado militar da ativa e designado Primeiro Tenente Aluno do CFO/S Sau. Ao concluir o curso, será nomeado Oficial do Exército Brasileiro no posto de Primeiro Tenente do Serviço de Saúde.
Edital

Para mais informações sobre o concurso EsSEx, consulte o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), em sua edição de 24 de junho de 2020.

EB